Febre Amarela
Data: 10/02/2021
Categoria: Secretaria da Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Muitos Capões, informa sobre o aparecimento de casos de mortes de Bugios por febre amarela em municípios vizinhos, em nosso município tivemos a primeira morte de bugio, devido a deterioração do mesmo não foi conseguido coletar a amostra, a área em que foi encontrado, está sendo monitorada pela Vigilância Sanitária do Município e a possibilidade de novos casos.
Solicitamos a comunidade que fiquem em alerta para mortes de Bugios, pois eles são um indicio de que há mosquito contaminado no local. Salientamos que o Bugio é um hospedeiro da Febre Amarela (não transmite a doença) e por isso eles não devem ser mortos, a transmissão dessa doença é através do mosquito. A melhor forma de evitar essa transmissão é através da prevenção sanitária, não deixando águas paradas evitando assim a proliferação do mosquito.
Em 2009 tivemos uma grande campanha de vacinação de Febre Amarela no nosso município, atingindo o máximo de população Capoense , a vacinação no calendário é realizada a partir dos 9 meses, com reforço aos 4 anos. A maior forma de prevenção da doença em humanos é através da vacinação!!
Caso venha a encontrar algum Bugio morto ou em casos de dúvidas, solicitamos que os munícipes entrem em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, através do telefone (54) 3232 5647, para que a área seja monitorada e para maiores esclarecimentos.